Benefícios do streaming para pequenos provedores de internet

Os streamings de conteúdo são uma realidade que revoluciona a forma como as pessoas assistem programas, séries, filmes e outros eventos. E um mercado que pode se beneficiar diretamente é o de pequenos provedores de internet.

Antes de chegarmos nos benefícios, entender como funciona a plataforma de streaming é simples e ao mesmo tempo revelador pelos benefícios que ele traz aos usuários.

São aplicativos ou sites de produtoras de programas, filmes e outros eventos de mídia que oferecem conteúdo segmentado, diferentemente das operadoras de TV por assinatura, que entregam dezenas de canais que o cliente não assiste.

Você pode comprar uma assinatura de um streaming de esportes, de um streaming de filmes e assim pagar apenas o que realmente quer usar e assistir quando desejar.

Percebeu os benefícios dos serviços de streaming no dia a dia das pessoas? Pois para os pequenos operadores de internet eles são ainda maiores e ajudam a alavancar o faturamento.

Vamos falar mais dessa inovação e quais os benefícios do streaming para os provedores locais conquistarem mais clientes e também aumentar as vendas!

3 características dos streamings de conteúdo para as pessoas

Não há dúvidas de que a pandemia em 2020 impulsionou muito a popularidade das plataformas de streaming em todo o mundo.

Bilhões de pessoas isoladas em suas casas precisavam de entretenimento e os planos de TV por assinatura têm um valor elevado para a maioria – além da sensação de que estamos gastando muito mais do que precisamos.

Isso fez as pessoas olharem com carinho para os streamings de conteúdo, tanto que no começo de 2021, uma pesquisa da Kantar IBOPE Media no Brasil indicou que 58% dos usuários de internet consumiram mais streaming do que conteúdos em canais tradicionais.

E tanto sucesso está apoiado em grandes vantagens dos aplicativos de streaming:

  • Liberdade de escolha: você pode contratar a plataforma específica do que você quer ver. Por exemplo, uma plataforma de filmes como a Paramount+.
  • Liberdade de uso: você pode acessar as plataformas de conteúdo em qualquer dispositivo – TV inteligente, smartphones, computadores e tablets;
  • Baixo custo: muito menor que os planos de TV.

O sucesso só deve aumentar nos próximos anos e o seu ISP regional pode se beneficiar, crescer e faturar mais. Veja como!

Quais as vantagens das plataformas de streaming no seu provedor de internet?

Você pode oferecer as assinaturas de streaming juntamente com os planos de internet e incrementar as vendas do seu provedor local. Veja as vantagens abaixo.

Mais visibilidade para o negócio de internet

Com as plataformas de conteúdo, você atrairá um público maior e mais diversificado, tanto entre os consumidores que não conhecem os seus serviços de internet quanto os clientes cativos que vão reconhecer a sua versatilidade em ampliar a quantidade de produtos oferecidos.

Maior destaque diante da concorrência

Muitos provedores, para aumentar ou não perder vendas, usam as estratégias de descontos, promoções, prazos de assinaturas sem custo e brindes. Porém, são mais do mesmo; não trazem algo diferente e ainda sacrificam o lucro do negócio.

O consumidor quer ser surpreendido e os serviços de conteúdo em streaming transmitem a ideia de que a sua operadora está sintonizada com os novos hábitos das pessoas.

Maior portifólio para os clientes

Essa é uma vantagem fundamental para quem quer atrair e fidelizar clientes: um cardápio de produtos e serviços com mais opções aos clientes.

Com as plataformas de streaming, as opções são muitas, do Cartoon Network para quem tem filhos, o Deezer para quem não vive sem música ou o Hube para os apaixonados por leituras de revistas digitais.

Com um portifólio maior, aumentam as chances de vender planos de internet com streaming. Além disso, cria-se uma dinâmica de atendimento importante para deixar a sua empresa sempre atualizada com o que os clientes desejam ou mais usam.

Mais fidelização de clientes

Com os conteúdos em streaming, você pode evitar a perda de clientes, colocando uma atração nas assinaturas com um produto novo. É uma vantagem fundamental em um mercado onde um concorrente está pronto para atrair clientes perdidos pelo outro!

Cuidados e desafios para oferecer streaming no seu provedor de internet

Até aqui vimos o poder comercial dos streamings de vídeo e áudio e como eles podem ser benéficos para as vendas e o lucro das operadoras regionais de internet. Porém, é preciso observar alguns pontos para alcançar o resultado desejado.

Veja alguns.

Qualifique todas as equipes da empresa

Plataformas de conteúdo são produtos relativamente novos no mercado e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona. Se dentre elas, estão os seus funcionários, é hora de treinar as equipes!

Procure qualificar os colaboradores, em especial a equipe de vendas, para que os clientes não tenham dúvidas e fechem as compras. Não poupe esforços aqui, pois eles vão levar sua equipe a ótimos resultados.

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Reveja as características do seu portifólio de planos de internet

Você pode ter planos de internet que estão com pouca venda, outros bastante populares, mas a verdade é que todos eles podem, de alguma forma, se beneficiar de um conteúdo em streaming.

Antes disso, é importante avaliar:

  • O custo de cada plano;
  • Se há espaço para incluir o serviço sem aumentar o preço e com isso agregar valor sem o que cliente pague mais;
  • Se um aumento de preço será bem absorvido pelo público-alvo do plano;
  • A criação de novos planos já com streaming para atrair novos clientes e o upgrade dos atuais.

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Atenção com as estratégias de marketing

Esse é o ponto crucial da divulgação dos planos que foram definidos antes; quais as estratégias de marketing serão usadas para promovê-los.

A qualidade de dados que a empresa tiver sobre seus clientes atuais e prospectados ajudará a:

  • Definir os perfis de clientes;
  • Quais canais de comunicação serão usados – redes sociais, site, peças publicitárias em meios de comunicação, anúncios na internet;
  • As formas de comunicação – linguagem, padrão visual.

Muito do sucesso dos aplicativos de streaming dependerá da qualidade de todas essas etapas. É essencial investir muito trabalho e estudo em cada uma delas!

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Como você pode ver, é um trabalho extenso e com diversos desafios, mas que será gratificante quando os resultados acontecerem e a sua operadora de internet vender mais e melhor!

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