Os números não mentem! O mercado de provedor de internet no Brasil tem crescido mais a cada ano e apresentado resultados impressionantes.
De acordo com a pesquisa mais recente do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2022, havia 11.630 empresas operando ativamente no setor. Além disso, a participação de provedores de internet em Pontos de Troca de Tráfego (PTT) ou no IX.br foi de 37%.
Pode até parecer um resultado da pandemia da COVID-19, mas está longe disso: os estudos apontam que a demanda por internet vai aumentar continuamente. É um caminho sem volta – em um bom sentido!
Oferecer conexão de alta velocidade é um diferencial importante para os pequenos provedores conquistarem a confiança dos usuários. Afinal, é fundamental oferecer um serviço de qualidade onde os grandes players não chegaram (ainda).
No entanto, será que isso é o suficiente para mantê-los no topo? A verdade é que para alcançar um sucesso ainda maior e se tornar referência, é preciso investir em mais estratégias.
Ainda existe muito mercado a conquistar e algumas lições de casa para expandir o negócio, aumentar a competitividade e se tornar um provedor de internet de destaque.
Por isso, hoje, vamos te mostrar algumas ações que podem elevar o nível do relacionamento com os clientes, o atendimento e a qualidade dos serviços para diferenciar o seu provedor.
Porque as tecnologias de rede podem ser dominadas com o tempo, mas a criatividade nos negócios está em cada um! Vamos às técnicas.
1 – Invista intensamente em marketing digital
Parece contraditório, mas é no mundo digital que vamos buscar quem pode se interessar por sua forma de dar acesso ao mundo digital.
A internet é o principal produto de um provedor local de internet e o lugar onde estão os seus potenciais clientes. Por esse motivo, é essencial traçar estratégias de marketing voltadas para a comunicação digital.
Além de ser um importante instrumento para conquistar clientes, o marketing digital:
- Fideliza a base atual com a oferta de novidades e promoções;
- Permite conhecer profundamente o seu público para oferecer produtos segmentados, como no caso dos serviços de streaming;
- Mede todos os resultados das ações, com dados qualificados para as decisões.
Dessa forma, você poderá alcançar o público certo e construir uma base de clientes sólida, que vai repercutir a qualidade dos serviços na região.
2 – Qualifique e diversifique o atendimento do seu provedor de internet
A qualidade do atendimento é um item crucial para todos os negócios. Para os provedores de internet, ele é ainda mais importante; pois os clientes costumam ter muitas dúvidas sobre planos de internet, velocidades de download e upload ou qual assinatura é a mais adequada ao perfil de uso.
Para os provedores locais, a importância se amplifica, dada a relação mais estreita da empresa com a região. Um deslize pode ser uma venda perdida e uma experiência ruim compartilhada, por isso:
- crie uma política de desenvolvimento e reconhecimento para motivar os colaboradores. Quanto mais baixa for a rotatividade de pessoal, mais consistente será o atendimento da empresa em todas as frentes (vendas, financeiro, suporte).
- promova a qualificação técnica de venda. É fundamental que seus vendedores e atendentes tenham tempo, paciência e as melhores respostas;
- oriente a equipe para a venda consultiva, com as características do cliente acima de metas de faturamento. Dessa forma, as respostas serão personalizadas e o cliente terá uma experiência positiva;
- invista na automação de atendimento para as dúvidas repetitivas: planos e preços, promoções, como negociar débitos. É um recurso que alivia a pressão do atendimento humano, que poderá fazer um trabalho de vendas melhor;
3 – Implemente um software de gestão empresarial
Não há sucesso no que não se gerencia.
Essa frase de William Edwards Deming, o pai da gestão de qualidade, deve ser a base do trabalho de todo empreendedor: controlar e ter a visão de todos os processos e resultados da empresa, da equipe de vendas ao financeiro, passando pela entrega técnica e o marketing.
Com isso, é possível avaliar falhas, antever erros, procurar soluções e planejar melhor. Para atingir essas metas, é fundamental usar um sistema que gerencie todas as operações do provedor de internet.
E olha, se, para você, a expressão software de gestão remete a grandes empresas e grandes sistemas, nós temos uma boa notícia: podemos encontrar soluções de baixo custo, sem necessidade de comprar sistema, com alta qualidade e que atende à complexidade de gestão de uma operadora regional.
É fundamental que todas as áreas da empresa estejam integradas em um sistema para agilizar análises, tomar decisões eficazes e se posicionar melhor no mercado.
4 – Surpreenda na oferta dos seus produtos e serviços
Quando falamos de provedor de internet, as pessoas pensam em concessão de rede para usar o mundo online. Elas não estão erradas, mas o seu provedor local não pode pensar assim.
A tendência na oferta de assinaturas é que as empresas se pareçam cada vez mais, com pequenas diferenças que a maioria dos clientes não percebe. Portanto, a meta deve ser inovar seu catálogo.
Um excelente produto para valorizar os planos de internet do provedor são os serviços de streaming. Isto é, plataformas que produzem conteúdo de vídeo e áudio segmentado e vendido a partir de assinaturas.
O cliente assiste o que quer, onde quiser e quando quiser. É uma alternativa econômica e direcionada aos planos de TV por assinatura – onde o usuário paga por muitos canais e assiste poucos.
Sua empresa de internet pode criar planos de acesso com streamings de conteúdo inclusos, por exemplo: para quem adora filmes e séries pode se encantar caso você ofereça um plano com a Max ou o Disney+ incluso.
Ao oferecer streaming de conteúdo, sua empresa:
- Aumenta a atratividade de planos com faturamento baixo;
- Aumenta o valor do tíquete médio das vendas;
- Valoriza os clientes, que podem contratar apenas o que desejam consumir;
- Impacta positivamente na imagem no mercado como um provedor regional que busca inovações e oferece alternativas de consumo para os clientes.
São diferenciais competitivos importantes para destacar sua empresa em um mercado cada vez mais disputado. E a PlayHub pode te ajudar com isso: oferecemos as licenças dos melhores streaming de conteúdo do mercado. Fale conosco e conheça a nossa proposta de valor!
E não para por aí! Além dos streamings de conteúdo, existem diversos tipos de serviço que os provedores de internet podem oferecer. Veja como os SVAs da Playhub podem levar o seu negócio para o próximo nível!