O mercado de provedores de internet regionais vem conseguindo resultados expressivos e as tendências do setor são muito positivas. Por outro lado, como aumentar a receita em um cenário tão favorável?
Mesmo passado o período mais crítico da pandemia, quando o setor de internet obteve seu maior crescimento na base de usuários e no faturamento, os bons resultados devem continuar.
Milhões de famílias e empresas de pequeno e médio porte experimentaram os muitos benefícios de estar online e se divertir, estudar, trabalhar e vender produtos e serviços. É um caminho sem volta, o que é muito positivo para os ISP e para a sociedade.
Porém, é hora de planejar a longo prazo.
Precisamos olhar para a concorrência, avaliar a força dos produtos e serviços, mas também há alguns deveres de casa fundamentais para aumentar os resultados.
Vamos falar de 4 medidas essenciais para tornar a sua provedora regional ainda mais competitiva e aumentar o tíquete médio e a receita!
Mas antes: as boas perspectivas do mercado regional de provedores
As expectativas para o setor de ISP regionais é muito boa para os próximos anos, movidas por dois grandes fatores:
Regiões territoriais com potencial para investimento
Devido aos altos custos para se instalarem em várias regiões brasileiras, os grandes provedores de internet deixaram de investir e abriram espaço para os provedores regionais.
As operadoras pequenas e médias conseguem investir nessas áreas com custos e estruturas menores e conhecem a realidade dos clientes. A procura por ISP locais aumentou 47% desde o começo de 2020 e existem muitas áreas a serem conquistadas.
Alta qualidade de atendimento dos clientes
Quem imagina que pequenos provedores vão oferecer redes com as tecnologias tradicionais, que estão sendo superadas, com certeza se surpreenderá, porque houve um aumento também na qualidade do produto, com oferta de fibra óptica por parte de 90% dos ISP locais.
Aumento consistente da procura pelos serviços
Não há uma cidade no Brasil hoje em dia onde os pequenos e médios comerciantes não precisem de internet de alta qualidade – e nem falamos das grandes empresas, que por sua vez buscam a mesma qualidade por um custo menor.
O uso médio de internet para trabalho quase dobrou e o consumo de streaming foi de 2h50 para 3h43. Além disso, os acessos à internet em operadoras locais aumentaram 360%.
Como podemos ver, é um horizonte promissor, há territórios e clientes esperando os ISP regionais. Por outro lado, é preciso atuar estrategicamente para dar mais visibilidade aos serviços locais de internet.
1 – Gestão financeira profissional
Muitos negócios pensam na qualidade da gestão financeira somente para reagir nos momentos de crise ou quando as vendas caem e é preciso equilibrar o caixa.
Porém, a saúde financeira de um provedor regional é fundamental para fazer os investimentos certos e nos momentos apropriados, evitando desperdícios e melhorando a rentabilidade do negócio.
Existem ótimos sistemas de gestão financeira nos quais a administração é mais completa para planejar melhor – por exemplo, um investimento em streamings de conteúdo para oferecer nos planos de internet.
Além disso, é fundamental implantar um fluxo de caixa para antever momentos em que o seu negócio:
- Tem excesso de saídas e pode precisar de capital de giro ou fechar mais vendas à vista para fugir de multas;
- Tem excesso de entradas e pode antecipar um investimento ou compra.
Com uma gestão financeira profissional, sua operadora local de internet fica mais protegida de surpresas da economia e sustos do mercado e pode investir melhor para vender!
2 – Profissionais qualificados e motivados
A qualidade de atendimento é o ponto central da estratégia de cobertura do mercado. Mais do que ter ótimos produtos, é preciso ter colaboradores qualificados desde a venda ao suporte.
Para aumentar o time e ganhar qualidade:
- Aproveite o mercado de trabalho com muita oferta de profissionais em todas as áreas e busque quem tem experiência no setor ou um perfil alinhado com o seu negócio;
- Qualifique com treinamentos sobre a empresa (vendas, técnico, marketing) e também sobre as rotinas internas para que os processos fluam da melhor forma.
Não deixe de investir na equipe atual:
- Promova treinamentos e eventos;
- Estimule um ambiente com troca de ideias e experiências;
- Incentive o crescimento.
A disposição e a motivação das equipes refletem no atendimento e são ótimos cartões de visita para os clientes!
3 – Oferta de novos serviços
A competitividade entre provedores é cada vez mais acirrada, é preciso investir na diferenciação do produto para conquistar mais clientes com sustentabilidade financeira – vender mais e vender melhor.
Como fazer para aumentar a competitividade? Uma opção eficiente é oferecer novos produtos.
Os Streamings de Conteúdo – sites e aplicativos que produzem e oferecem programas, filmes, séries, eventos esportivos e outros – são o mais novo produto de sucesso.
Com eles, seus clientes não precisam pagar assinaturas de TV fechada ou de grandes plataformas conteúdo, porque podem contratar assinaturas de streaming:
- De conteúdos específicos que eles desejam assistir;
- Pagando apenas o que realmente querem;
- Assistindo quando e onde quiser.
Como podemos ver, é um produto que dá liberdade de escolha, liberdade de uso e baixo custo.
O que mais um negócio pode querer para atrair e reter clientes?
Você pode oferecer assinaturas de streaming:
- Incluídos nos planos de internet atuais, aumentando a satisfação dos clientes com o uso da internet e aumentando tíquete médio e receita.
- Em novos planos segmentados – por exemplo, um plano com Paramount+ para quem é fã de cinema ou com Deezer para os amantes de música, atraindo um público direcionado e aumento a taxa de venda;
- Em vendas avulsas, principalmente para eventos especiais, como por exemplo a Champions League no Estádio TNT Sports, gerando venda incremental para clientes que já possuem plano de internet.
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4 – Investimento em marketing
Um ISP pode conquistar muitos clientes com algumas ações de publicidade, mas assim como acontece em todos os setores, é preciso adotar estratégias de marketing, voltadas para o público-alvo e também para os clientes atuais.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, investir em marketing digital no ISP custa muito menos e traz informações de ótima qualidade. É nele que está a entrada de dados fundamentais para gerar e incrementar vendas:
- Definir o público-alvo;
- Estabelecer os canais de comunicação mais eficientes com ele;
- Coletar os dados dos potenciais clientes que interagem com os canais;
- Entregar os dados para a equipe comercial;
- Criar estratégias para fidelizar os clientes no pós-venda.
Esses são apenas algumas das muitas ações, o que demonstra a importância do marketing na operadora local de internet, pois é ele é que vai dar a visibilidade que os seus produtos precisam para atrair clientes e aumentar o faturamento!
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